Arte Visual, O Que São Artes Visuais?

Neste artigo você ficará sabendo um pouco mais sobre o universo gigantesco, impressionante e criativo das artes visuais.

As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de “artes visuais”. Tudo o que pode ser representado de forma visual, ou seja, de maneira que todos possam ver e apreciar é considerado arte visual, isto é, desde a criação de uma obra de arte, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, até vídeos, animações, artes gráficas e mídias interativas que utilizam elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário faz parte do imenso universo das artes visuais. Se a arte visual chama a sua atenção não deixe de conferir aqui neste artigo tudo o que faz parte desde universo fascinante e criativo.

ArtesVisuais

                       

O Que é Arte Visual?

Como o próprio nome já diz a arte visual nada mais é do que a arte que pode ser representada de forma visual, ou seja, de forma que possamos enxergar o sentimento ou a história que o artista tenta nos passar através dela. Consideram-se artes visuais a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo. A pessoa que trabalha com a arte visual utiliza plástico, papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças, isto é, utiliza inúmeros materiais para mostrar a todos de maneira visual, o que sente e o que pensa. Enfim, a arte visual nada mais é do que uma forma de o artista materializar tudo o que está em sua mente, desde um sentimento que pode ser retratado em uma tela, até uma história que pode ser retratada em um filme ou fotografia.

Art

As Várias Faces da Arte Visual

Muitas pessoas acham que a arte visual engloba somente a pintura e o desenho, mas não é bem assim, pois tudo o que um artista consegue tirar de sua imaginação e de seus pensamentos e, consegue passar para as outras pessoas de forma real e visual é considerado como arte visual. O teatro, a música e o cinema, por exemplo, são consideradas artes visuais, assim como a escultura, a arquitetura, a decoração, a fotografia, o design, a comunicação visual, a arte digital, a identidade visual, a pintura, a sinalização, a produção gráfica, o desenho, a serigrafia, o grafite, a moda, a holografia, entre outros.

Sidney

O Profissional de Artes Visuais

O profissional de artes visuais, ou seja, o artista tem um universo gigantesco para explorar em sua profissão, ele pode expor seus trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustrar livros e periódicos, além de, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, produzir vinhetas para TV e sites. Também pode gerenciar acervos e mostras em centros culturais e fundações. E, caso faça licenciatura de artes visuais pode também dar aulas na educação básica, isto é tem inúmeras opções para divulgar o que pensa, sabe e sente para todos ao seu redor da maneira que bem entender.

1 vote



Helena
24/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook