Como Fazer Queijo de Coalho Caseiro

O queijo coalho é um tipo de queijo que tem grande resistência ao calor, por isso pode ser assado e tostado, o que o tornou muito popular.

Há inúmeras receitas deliciosas que se pode fazer com o queijo coalho, aprenda a fazer o seu.

Queijo que não Derrete

O queijo coalho é mais conhecido como o queijo que não derrete. Não é a toa que é o preferido nos churrascos e em vários pratos, onde sentir a presença do queijo é fundamental. Esse queijo é produzido por fermentação e coagulação e é bem tradicional da região nordeste do nosso país.

                       

Queijo Coalho Como Fazer

Queijo Coalho

Como no nordeste é muito calor, as pessoas que buscavam por um queijo que não derretesse com muita facilidade para integrar seus pratos, encontraram o queijo coalho, suas características são comuns nos outros queijos, à massa é branca, um pouco salgado e levemente ácido, não possui casca aparente, pode ser assado e tostado.

Entre os pratos que podemos fazer com queijo coalho estão, queijo coalho à milanesa, bolo de queijo coalho, macarrão ao creme de queijo coalho, lasanha de queijo coalho, strogonoff de queijo coalho, bolinho de queijo coalho, carne de sol com queijo coalho, baião de dois, entre muitas outras delícias. Vale a pena aprender a fazer e ter seu próprio queijo coalho em casa, que também fica muito gostoso quando colocado em cima da comida quente.

Aprenda a fazer o seu

Para fazer o seu queijo coalho você irá precisar dos seguintes ingredientes:

Ingredientes

Um litro de leite coalhado
Um pacote pequeno de amido de milho
100 gramas de queijo parmesão ralado
Uma colher de chá de sal
200 gramas de margarina

Queijo Coalho

Como Fazer

Primeiro coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar um creme, depois coloque esse creme em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até soltar do fundo, como um brigadeiro. Desligue e coloque a mistura em uma vasilha, deixe esfriar e leve a geladeira.

É muito fácil fazer o queijo coalho, essa receita rende 10 porções e você irá gastar no máximo meia hora para concluí-la. Vale lembrar que o queijo coalho também pode ser feito com coalhada caseira e você também pode conseguir uma consistência mais cremosa, usando ao invés do liquidificador um batedor manual ou um mix. Você pode até mesmo aumentar sua renda, vendendo o próprio queijo coalho ou também os salgadinhos recheados com esse tipo de queijo, não perca tempo.

Produção do Queijo Coalho

Dia de Campo na TV - Produção de queijo coalho

2 votos



Yudi
20/09/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

  1. gostaria que vc manda-se paso a paso com preparar o queijo coalho, obrigado

    jailson alexandre amaro dornelas
    30/01/14 às 11:31