Como fazer tapioca

A tapioca é um alimento tipicamente brasileiro com origem indígena. Possui diversos benefícios à saúde e é de fácil preparo.

 tapioca

É um alimento tipicamente brasileiro que tem origem indígena, mas que foi descoberta em Pernambuco e é feita com a fécula retirada da mandioca, substância que também pode ser chamada de goma, goma seca e polvilho. Ela então é espalhada por uma frigideira antiaderente para não grudar é aquecida. Após o aquecimento é colocado o recheio que varia entre doce e salgado, mas o sabor mais tradicional é com queijo coalho ou coco.

É uma iguaria muito comum no Norte e Nordeste do Brasil e dependendo da região encontra-se de diversos nomes, como por exemplo: beiju de lenço e beiju de massa. É um alimento rico em fibras, carboidratos e vitaminas, garantindo muita energia ao corpo, além disso, a raiz pelo qual é produzida contém propriedades que aumentam os níveis de serotonina trazendo a sensação de bem estar ao nosso cérebro.

Benefícios da tapioca

É livre de glúten, por isso pode ser consumida sem medo por pessoas que têm intolerância a essa substância, ou seja, pessoas que são portadoras de doenças celíacas. Ajuda a manter a saúde dos ossos e controlar os impulsos nervosos, é fonte de fibras vegetais, ajudando no funcionamento do intestino. Alivia e auxilia na hipertensão, além de proteger contra a doença de Alzheimer e a osteoporose.

Mais sobre como fazer tapioca

benefícios da tapioca

Reduz o risco de diabetes do tipo II, diminui a enxaqueca e por ter baixa caloria se tornou a queridinha em diretas de emagrecimento. Contém teor de ferro que beneficia o sangue, pois essa substância é fundamental para o bom funcionamento do corpo e contribui para a produção de células vermelha impedindo assim a anemia e outras doenças que estão relacionadas.

A tapioca também tem teor de potássio que é um vasodilatador que reduz o estresse e a tensão das artérias e dos vasos sanguíneos, com isso aumenta o fluxo de sangue e reduz a pressão feita sobre o coração, reduzindo as chances de acidentes vasculares celebrais (AVC) e ataques cardíacos.

Além das funções nutricionais, a tapioca pode fazer parte de um tratamento de artrite, abscessos e edemas. Também auxilia no crescimento muscular, pois é uma rica fonte de carboidratos que podem ser usados antes das séries de musculação, pois dará energia ao corpo auxiliando nos exercícios.

É um ótimo alimento para as grávidas já que a tapioca contém quantidades significativas de Vitaminas do Complexo B, incluindo o ácido fólico, que é eficaz na redução as chances de defeitos na parte neural dos bebês.

Dicas de recheios de tapioca saudável

Recheio de tapioca saudável

Assim como qualquer outro tipo de alimento, a tapioca deve ter moderação. Ao consumir 50 gramas de massa, ingere-se apenas 70 calorias, por isso saiba escolher os recheios, do contrário esse número pode ser impulsionado e você pode acabar exagerando nas calorias.

Alguns dos ingredientes para colocar no recheio e ter uma tapioca saudável são: Queijo branco, Cottage ou Ricota, requeijão light, tomate fresco ou seco, peito de peru, rúculas, alface, couve, peito de frango desfiado e frutas como o morango, amora, framboesa, kiwi, pêssego.

Dicas de recheios de tapioca doce

Tapioca doce

Para recheios doces tem diversas e saborosas opções, coco com leite condensado, frutas com chocolate ao leite para quem gosta de bem doce ou chocolate amargo para diminuir o adocicado.

Banana com creme de avelã, castanhas com pasta de amendoim, brigadeiro, beijinho, queijo branco com goiabada e outros diversos sabores, é só você saber combinar e bom apetite.

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21/12/15 por Bianca Fernandes

   



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