Como Funciona o Jovem Aprendiz

O Jovem aprendiz é uma chance que o jovem tem de adentrar no mercado de trabalho e não comprometer os estudos devido ao emprego.

A maioria dos jovens não consegue um espaço no mercado de trabalho por não ter experiência ou por não conseguir encontrar um trabalho de meio período para conciliar com seus estudos, mas com o Jovem Aprendiz isso está mudando aos poucos e milhares de jovens estão conseguindo um emprego de meio período, uma chance de ter experiência profissional e também um meio de conseguir um bom salário sem ter que abrir mão dos estudos para isso. Neste artigo você ficará sabendo um pouco mais sobre o Jovem Aprendiz, quais são os jovens que podem participar deste programa e como participar.

jovemaprendiz1

                       

O Que é o Jovem Aprendiz?

A Lei do Aprendiz é uma lei brasileira, que determina que toda empresa de grande e médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes. Os aprendizes são jovens de 14 a 24 anos que devem estar cursando o ensino fundamental/médio ou então um curso de formação profissional. Esta lei foi criada para facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho, pois a cada dia que passa as empresas estão ficando mais exigentes, dificultando assim a procura de emprego por jovens que ainda não possuem experiência profissional, então com esta lei os jovens podem ter ótimas oportunidades de emprego, mesmo com pouca ou nenhuma experiência e, ainda por cima podem continuar com seus estudos para crescerem ainda mais no mercado de trabalho.

jovemaprendiz2

Dependendo da empresa o jovem aprendiz trabalha com carteira assinada, mas há também alguns casos onde o mesmo trabalha por tempo de contrato, mas em ambas contratações o jovem aprendiz recebe todos os benefícios que um trabalhador comum também recebe, ou seja, ele tem direito a um salário referente a sua jornada de trabalho (alguns jovens trabalham 6 horas por dia, outros 8, então o salário depende tanto da empresa quanto da jornada de trabalho), tem direito a férias, décimo terceiro e vários outros benefícios, como vale alimentação oferecido pela empresa, plano de saúde, entre outros. Enfim, a Lei do Aprendiz é uma ótima oportunidade para jovens que querem trabalhar mas não querem deixar de estudar para ter uma renda e ganhar experiência no mercado de trabalho.

Empresas Participantes

Existem milhares de empresas espalhadas pelo país que participam do programa Jovem Aprendiz. Dentre as que mais contratam estão os Correios, os bancos Caixa, Itaú, Banco do Brasil, as lojas C&A, Americanas, dentre várias outras empresas. Para que uma empresa participe do programa que é desenvolvido pelo PNPE (Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego) precisa entrar em contato com a Coordenação-Geral de Preparação e Intermediação de Mão-de-obra Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego através do número para contato (61) 3317-6553 ou ir a uma DRT – Delegacia Regional do Trabalho.

jovemaprendiz3

Como Se Inscrever no Jovem Aprendiz?

Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar cursando o ensino fundamental/médio ou então um curso de formação profissional. Para aqueles que ainda não completaram o Ensino Fundamental é preciso estar matriculado em programas que foram desenvolvidos por instituições de aprendizagem.

jovemaprendiz4

Se o jovem tiver o perfil para participar do programa basta apenas que ele acesse o site da CIEE e faça o cadastro de acordo com o local onde o mesmo mora. Através do site é possível visualizar os locais onde o Centro de Integração Empresa-Escola está em funcionamento. Para mais informações é só acessar o site do Ministério do Trabalho.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabiano
17/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook