Como Funciona o Jovem Aprendiz

O Jovem aprendiz é uma chance que o jovem tem de adentrar no mercado de trabalho e não comprometer os estudos devido ao emprego.

Jovem aprendiz

O que é o Jovem Aprendiz

O programa é feito para que aumente o número de jovens no mercado de trabalho. Eles não trabalham período integral para que não atrapalhe os estudos. Dependendo da empresa o jovem trabalha com carteira assinada ou então por tempo de contrato.

                       

São no máximo seis horas diárias ou então oito horas diárias para aquele que já concluiu o Ensino Fundamental.

Funcionamento do programa

As empresas precisam ter uma cota mínima de 5% a 15% de jovens trabalhando para elas. Participam do programa as empresas de maior porte, pois as empresas de pequeno porte e microempresas não são obrigadas.

Mercado de trabalho e Jovem

Empresa participante

Para que uma empresa participe do programa que é desenvolvido pelo PNPE (Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego) precisa entrar em contato com uma das instituições:

- Coordenação-Geral de Preparação e Intermediação de Mão-de-obra Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego através do número para contato (61) 3317-6553 ou;

- Ir a uma DRT – Delegacia Regional do Trabalho.

Quem é o aprendiz e como se inscrever para o programa

O que é o Jovem Aprendiz

O jovem considerado jovem aprendiz é aquele que ainda não tem idade regular para trabalhar, porém é chamado para trabalhar em uma empresa por contato direto com ela ou então por empresas de terceiro que fazem o trabalho. Ele precisa ter entre 14 e 24, estar frequentando a escola e matriculado regularmente.

E para aqueles que ainda não completaram o Ensino Fundamental precisam estar matriculados em programas que foram desenvolvidos por instituições de aprendizagem.

Para se inscrever para o programa é preciso acessar o site da CIEE e fazer o cadastro de acordo com o local onde você mora. É possível visualizar os locais onde o Centro de Integração Empresa-Escola está em funcionamento.

Mais informações é possível conseguir através do Ministério do Trabalho.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabiano
17/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook