Dicas de como economizar dinheiro

Pequenas dicas podem ser boas opções para quem deseja economizar sem prejudicar o orçamento mensal, veja e faça o teste.

Guardar dinheiro é um passo importante para conquistar alguns sonhos, ou mesmo fugir de velhas dividas, entretanto não é fácil, é necessária muita paciência, persistência e principalmente disciplina.

Ideias-para-Conseguir-Dinheiro-para-Formatura1

Tenha objetivos e prioridades definidos

O primeiro passo para conseguir juntar dinheiro é definir objetivos, esse passo não é uma regra, mas em geral esse método ajuda no processo e o torna menos doloroso, pois quando necessário que indivíduo tenha que abrir mão de algo, ele se lembrara que é em prol de um objeto mais importante.

Mais sobre dicas de como economizar dinheiro

fazendo-conta-na-calculadora

Seguindo o primeiro passo, é interessante dividir sonhos e metas para curto, médio e longo prazo, sendo por exemplo: pagamento de dívidas de cartões de crédito, cheque especial e outras que possuem juros altos metas de curto prazo; para médio prazo é interessante metas como viagens para exterior, adquirir algum objetivo de maior valor monetário e até mesmo um curso ou pós graduação; Por fim no longo prazo os objetivos mais interessantes são a aquisição de veículos, imóveis ou abrir um negócio próprio.

Como fazer um orçamento pessoal

Após os objetivos estarem traçados é interessante concretizar um orçamento pessoal, é sabido que muitas pessoas começam o mesmo, mas com o tempo acabam desistindo de o manter atualizado.
Porque o orçamento pessoal é tão importante? Tendo registrados todos os gatos mensais é possível estabelecer onde estão sendo dispostos as maiores partes do orçamento e principalmente onde é possível cortar despesas. Com os dados em mãos é possível mudar alguns hábitos como se alimentar fora regularmente, consumo de combustível e outros.

cofrinho

Para fazer um orçamento pessoal você pode começar da maneira tradicional, os bons e velhos lápis e papel. Ao final do dia anote o que foi consumido no dia, separe algumas folhas para aqueles gastos fixos já previstos com antecedência, separe os gatos por categorias, mês e ano. E é importante que não perca o material.

Outra opção é usar planilhas do excel, ou outros softwares de planilhas eletrônicas disponíveis na internet. Nas planilhas você anotará os dados assim como no papel, mas com a facilidade para manusear os dados, edita-los e até mesmo fazer com que o computador atualize as somas dos gastos.

É interessante colocar em seu orçamento pessoal separadamente todas as entradas e saídas, assim além de controlar os gastos, você saberá quando está chegando no vermelho.
Outra ferramenta interessante para manter o orçamento pessoal é o celular, hoje em dia com o alto desempenho dos smartphones é possível ter centenas de aplicativos no celular que auxiliam com o orçamento, alguns inclusive foram construídos juntamente com os sistemas bancários para classificar até mesmo os gatos feitos através dos cartões de crédito e débito, isso claro que realizado com toda segurança possível e autenticada pelas respectivas instituições financeiras que o app tem convenio. O aplicativo citado é o Guia Bolso, que além de ser brasileiro é gratuito.

Como guardar dinheiro

Por fim, não menos importante é necessário começar a ser um poupador e como essa é uma das tarefas mais difíceis, comece guardando uma pequena quantia semanal ou mensal.

moedas-nas-mãos

Não importa o quanto, o importante é adquirir o hábito. Com o tempo passe a adequar a quantia poupada aos seus objetivos definidos anteriormente. Outra dica interessante para metas de médio e longo prazo é aplicar a poupança em investimentos seguros, comece com poupança, depois procure por CDI, CDB, Tesouro direto e outras aplicações asseguradas com rendimentos maiores que a inflação.

Veja mais sobre finanças

20/01/16 por Bianca Fernandes

   



Mais informações por email

Comentar