Dicas para adestramento de cães

Adestrar cães não parece uma tarefa muito fácil, mas com as dicas a seguir você vai conseguir ótimos resultados com seu companheiro.

Quem tem um cachorro em casa sabe que ele pode ter um comportamento de desobediência e certos ensinamentos podem evitar que ele destrua seu jardim, coma seu sapato, pule nas pessoas, faça sujeira e etc.

Cão dando pata a dono

Um cão que obedece ao seu dono ele não se torna infeliz assim como muitas pessoas pensam, é o contrário, entendendo as regras da casa, vai ser um animal tranquilo e menos estressado e com isso mais feliz.

Mais sobre dicas para adestramento de cães

O adestramento não é apenas fazê-lo dar a patinha ou sentar, vai muito além disso, porque visa principalmente a educação do seu cão, mas os ensinamentos devem ser feitos com cautela, amor e muita paciência.

Desde o início o dono deve impor respeito e mostrar quem manda e o começo das lições deve se dá com estímulos positivo quando ele fizer o que o dono pedir e com estimulo negativo caso as atitudes sejam erradas.

Como ensinar seu cão a obedecer

cão e seu dono

No início tudo vai parecer complicado e difícil, mas não desista, imponha seus limites não o deixando entrar no seu quarto e deitar na sua cama, subir no sofá e fazer xixi onde não pode e se ele insistir, insista você também, fale forte, com um tom de voz que mostre segurança.

Uma dica muito boa é no momento em que seu cachorro querer brincar, aguarde uns minutos e então comece a brincar com ele, com isso entenderá que é você quem decide a hora certa. Tenha sempre uma rotina de passeios, corridas e outras atividades com ele e continue com os comandos e use sempre as mesmas palavras para ele associar a sua ordem com o que ele for fazer.

Como ensinar seu cão a fazer suas necessidades

Cão faz xixi no chão

Esse ensinamento é o que mais exige paciência, mas tudo depende do método pelo qual você utilizou. Pode ser que um dia você chegue em casa e lá esteja a sujeira no lugar que tanto falou que não poderia. Isso acontece, mas não se desespere, pois tudo isso faz parte do aprendizado e logo ele estará 100% e acertará todas as vezes que precisar fazer as necessidades.

Forre o local correto com jornal ou tapete isso mostrará a ele que ali é o certo e caso ele rasgue borrife um pouco de água para ficar úmido e assim não fazer o barulho e ele achar que é um brinquedo, já que cães adoram barulho.

Sempre que você ver que ele fez xixi ou cocô no lugar certo, parabenize-o, dê carinho e diga palavras bonitas e troque o jornal, assim ele irá acostumar e aprenderá onde se deve fazer e então comece aos poucos retirar os jornais e continue a parabenizá-lo.

Como ensinar seu cão a fazer truques

Cão obedecendo dono

O certo é que além dos instrumentos o dono tenha também em mãos petiscos para recompensá-lo quando ele acertar. Lembre-se o aprendizado dos cães é facilitado quando o animal é ainda filhote, já que ele se diverte nos comandos, já os animais idosos ele pode ver o treinamento como uma coisa chata e acabar não obedecendo.

Para começar segure em sua mão o petisco e deixe ela atrás do seu corpo e inicie o comando verbal, explique a ele o que quer que faça e olhe nos olhos dele. E quando quiser que ele sente, diga Senta e pressione bem levemente a traseira indicando o que ele deve fazer. Se ele executar o comando, faça carinho, diga parabéns e recompense-o com o petisco e repita isso ao menos 5 vezes e com isso vá substituindo os petiscos com carinhos e afagos.

Antes de começar seu adestramento procure um veterinário para garantir a saúde do seu cãozinho ele lhe dará dicas valiosas para ajudar no aprendizado e lembre-se durante qualquer tipo de treinamento jamais utilize a violência física, pois além de ser um crime pode trazer riscos ao seu animal.

Confira no vídeo a seguir dicas sensacionais para ajudar no adestramento de cães:

Mais dicas sobre cães

15/02/16 por Bianca Fernandes

   



Mais informações por email

Comentar