Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida já realizou diversos milagres aos fiéis, pela igreja católica é considerada a santa protetora do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida

O nome dado à rainha do Brasil é Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, é por esse título católico que Maria, mãe de Jesus de Nazaré é conhecida. Ela é a padroeira do Brasil. Todo o mês de outubro é dedicado a Nossa Senhora Aparecida, mais o dia exato em que comemoramos seu dia é precisamente no 12 de outubro. No Brasil a santa tem um lindo santuário que fica também na cidade Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, região de São Paulo.

                       

Como encontraram a imagem

Imagem encontrada de Nossa Senhora Aparecida

A história da santa no Brasil aconteceu em meados dos anos de 1717, quando pescadores, fazendo seu serviço de costume (a pescaria na época era uma forma de trabalho bem usufruída da época). Haviam 3 pescadores no dia 12 de outubro a beira do rio Porto Itaguaçu, eram eles Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves.

Cansados de tanto ficar no local e não conseguirem nada, já sem esperança, João Alves jogou sua rede no rio e quando puxou encontrou o corpo da imagem de Nossa Senhora Aparecida, sem a cabeça, jogando novamente sua rede, encontrou a cabeça da imagem. Abismados, limparam e enxugaram a Santa num lenço. A partir daí os pescadores jogaram suas redes e os peixes vieram aos montes.

Onde ficou a imagem encontrada

Desde quando encontraram a Imagem, ela permaneceu na casa de Filipe Pedroso, um dos pescadores, durante os primeiros 15 anos ela ficou hospedada na casa do pescador, dizem que muitas pessoas se reuniam em volta da imagem e rezavam e muitas graças foram alcançadas.

A fama de Nossa Senhora logo espalhou por toda a extensão do Brasil. Muitas pessoas, a vizinhança toda da casa de Filipe se reuniam todas as noites e diziam que do nada as luzes da casa se apagavam e ascendiam logo depois sem nenhuma interferia humana.

A família recebia muitas visitações, logo decidiram criar um oratório no Porto de Itaguaçu, mas logo ficou pequeno para os fiéis.

Primeira capela construida

Primeira capela construída

A primeira capela construída de Nossa Senhora Aparecida aconteceu por volta de 1745, foi desenvolvida por um vigário de Guaratinguetá (cidade fica a 10 minutos de Aparecida-SP), a capela era aberta a visitação. Em 20 de abril de 1822 o Papa de momento, Dom Pedro I fez uma visitação juntamente com sua comitiva.

O tempo foi passando e mais féis a santinha ganhava, logo decidiram que uma igreja precisava ser construída para acomodar tanta gente. Tanto é que 1834 começou a construção da primeira igreja de Nossa Senhora que hoje é conhecida como a Basílica Velha, sua inauguração aconteceu exatamente no dia 8 de dezembro de 1888.

Em viagem ao Brasil e a basílica a Princesa Isabel fez uma boa ação e ofertou a santinha uma coroa de ouro totalmente cravejada de diamantes com rubis e mais um manto azul com o melhor tecido da época, a doação aconteceu devido a uma promessa que a princesa fez a santa na sua primeira visita a igreja em 8 de dezembro de 1868.

Coroa e manto azul anil doados pela Princesa Isabel

Em 28 de outubro de 1894 chegam a Aparecida-SP uma comunidade de padres para ajudar no atendimento aos fiéis que já eram muitos, os fieis oravam ao pé da imagem. Lembra da Coroa e manto doados pela Princesa Isabel? Então, apenas em 8 de setembro de 1904 a imagem foi então coroada com a valiosa coroa.

Além da Coroa, um manto azul anil bordado com pedras raras que simbolizava a sua realeza e patrono. Toda a coroação e a vestimenta foi dirigida numa celebração solene dirigida por D. José Camargo de Barros que contou ainda com a presença de Núncio Apostólico, o presidente da Republica no momento (Rodrigues Alves), muitos bispos e claro muitos fiéis. Na celebração solene além da coroação teve outros favores divulgados, entre eles Oficio, missa própria da Santa e indulgências para romeiros que viessem a peregrinação do Santuário.

Primeiros feitos históricos da igreja

Primeira igreja foi construída em 1944

1- No ano de 1908 e no dia 29 de abril, a igreja recebeu o título de Basílica menor e foi considerada sagrada em 5 de setembro de 1909, quando então recebeu o ossos de São Vicente Mártir que foram trazidos diretamente de Roma e teve a liberação do Papa na ocasião.

2- Em 17 de dezembro de 1928 outro feito histórico aos arredores da igreja, o alto Morro dos coqueiros que devido a povoação logo veio a se tornar município veio a se chamar Aparecida em homenagem a santa que foi responsável pela criação da cidade.

3- Já em 16 de julho de 1930 a Santa ganhou o titulo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e foi então considerada Santa e Rainha do Brasil. Quem deu o decreto foi o papa Pio XI. Com isso seguindo a Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, o dia 12 de outubro foi considerado feriado no Brasil todo.

4- Em 1967 devido à importância a Santa do Brasil, o Papa na ocasião Paulo VI doou a igreja a Rosa de Ouro.

Visita do papa João Paulo II

No dia 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II em visita ao Brasil deu um outro título a Basílica de Nossa Senhora Aparecida como sendo o maior santuário mariano do mundo. Já em Maio de 2004 o mesmo papa concedeu indulgências aos fiéis devido ao centenário da coroação da imagem.

Imagem encontrada no Rio Paraíba

Imagem encontrada no Rio Paraíba

A imagem que foi retirada das águas pelos pescadores em 1717 no rio Paraíba media na época quarenta centímetros de altura. A imagem tem um seiscentista, isso foi comprovado por alguns especialista da época. Outro detalhe importante, diziam que a imagem era originalmente formada por muitas cores (como de diversos produtos da época). A argila para fabricação da Imagem era da região de Santana do Parnaíba.

Quando a imagem foi encontrada o corpo estava separado da cabeça e sem sua policromia original, isso por decorrência de estar no rio. Hoje a imagem leva o tom de cor parecido com canela, isso devido a exposição de seus fiéis que ascendem velas, e lamparinas e candeeiros.

Imagem recebe Atentado

Em 1978 a imagem recebeu um atentado que reduziu a impressionantes duzentos fragmentos. Foi então direcionada ao MASP, lá o professor Pietro Maria Bordi examinou-a juntamente com o Dr João Marinho, na época colecionador de imagens. Na época foi então restaurada nas mãos de Maria Helena Chartuni, na época artista plástica. Não a comprovação de que quando a imagem foi fabricada, mas através de estudos conclui-se que pode ter sido doada a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade ou então a um de seus irmãos de ordem.

Milagres da Santa Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida no Rio

Aqui vocês saberão os primeiros milagres que ocorreram com a Santa e que foram divulgados.

Velas

Conta-se que em uma noite tranquila, duas velas que iluminavam a santa se apagaram, os fiéis se assustaram, Silvana da Rocha fez o ato de ascender as velas, mas não precisou, já que ela ascendeu sozinhas. Este foi o primeiro milagre constato que ocorreu em 1733.

Correntes

No ano de 1950, havia ainda um escravo que atendia pelo nome de Zacarias, que estava aprisionado por correntes grossas e que praticamente era impossível de serem quebradas. Zacarias ao passar pela igreja pede permissão ao para rezar ao lado da imagem, com autorização o mesmo se ajoelha e ora concentrado, para espanto do mesmo, as correntes se quebram, deixando assim Zacarias livre.

Cavaleiro e a Marca da Ferradura

Um cavaleiro da cidade de Cuiabá que passava pela cidade de Aparecida não acreditava e zombava de todos que ali estavam, dizia em tom alto que a acreditar naquilo era bobagem. Para provar decidiu entrar de cavalo na igreja. Logo na entrada, nas escadarias a pata de seu cavalo se prendeu na pedra, derrubando o cavaleiro, após isso ficou uma marca de ferradura no local, arrependido o cavaleiro pediu perdão e se tornou devoto.

A menina cega

Filha e mãe caminham na beira do Rio Paraíba. A filha com problema de visão era cega, quando caminhavam a menina faz um comentário “Mãe como é linda esta igreja”, a partir daí a menina começa a enxergar tudo.

O Menino no Rio

Em um dia pai e filho fazem uma pescaria, quando de repente a correnteza da água fica muito forte, o menino se descuida e acaba caindo no rio. Não sabendo nadar, o menino se apavora e corrente da água o arrasta para ainda mais longe, impossibilitando ser salvo pelo pai. Desesperado o pai começa a rezar e pedir a Nossa Senhora Aparecida, após a isso o corpo do menino para e detalhe com a corrente ainda andamento, assim o pai consegue salvar o menino.

O Homem e a Onça

Conta-se que um homem voltando para sua casa encontra de repente uma onça gigante, ele sente o baque, mesmo assim pede a Nossa Senhora para salva-lo, com isso a Onça que vinha para atacá-lo vira as costas e vai embora.

Avó, Mãe e Filho

A mãe e “avó” está contente, pois a mãe teria seu primeiro filho, “avó” se tornaria avó. Já no parto “avó” recebe uma noticia, seu neto está com problemas, poderei salvar apenas um, escolhe sua filha ou seu neto. Diante de uma decisão difícil, a “avó” decidi-se pela filha, já que a mesma poderia ter outros filhos. Enquanto isso aquela “avó” ora muito de fora da sala de parto, quando de repente recebe a noticia, venha ver sua filha e seu neto. Animadas, as mesmas fazem promessas a Nossa Senhora e o nome do filho recebe o nome de Aparecida em homenagem a Santa!

O encontro da Imagem

Santuário de Nossa Senhora

Filme Aparecida O Milagre

Horário das missas atualizado 30-01-2014

Mapa para Chegar a Aparecida

Saiba mais sobre Nossa Senhora Aparecida

Santuario Nossa Senhora Aparecida

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabiano
15/10/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta