O Homem Vitruviano Desenho de Leonardo Da Vinci

O Homem Vitruviano é um dos desenhos mais famosos de Leonardo da Vinci, o desenho foi feito mais ou menos no ano de 1490 em seu diário.

Homem vitruviano

O significado do desenho

O desenho encontrado nas notas de um dos muitos diários de Leonardo da Vinci, um dos homens mais famosos de toda a história da arte e da ciência, o desenho retrata uma figura masculina desnuda e mostrando ao mesmo tempo, as duas posições sobrepostas dos braços inscritos entre um círculo e um quadrado.

                       

A cabeça desse homem foi calculada assim como todo o seu corpo e possui um oitavo da altura total de suas dimensões. O desenho, suas proporções e seu texto também são chamados por várias pessoas de Cânone das Proporções.

O desenho está atualmente na Gallerie dell’Accademia na cidade de Veneza, na Itália. Os muitos examinadores do desenho constataram que todas as combinações das posições das pernas e braços do homem vitruviano formavam quatro posturas diferentes. Todas as posições que os braços formam em cruz juntamente com os pés, estão desenhadas no quadrado.

O umbigo também foi analisado e é como o centro da gravidade, permanecendo imóvel, mesmo nas outras posições.

Curiosidades sobre o desenho

Homem vitruviano (2)Antes de Leonardo um homem chamado Vitrúvio já havia tentado desenhar o homem com essas dimensões, mas somente Leonardo da Vinci conseguiu fazer o desenho perfeito, através de todos seus cálculos e proporções matemáticas.

Esse desenho é considerado uma grande realização do renascimento, uma época cultural importante para as mudanças no pensamento da cabeça dos homens dessa época e também é sempre considerado um grande símbolo da simetria de todo o corpo humano, a área total do quadrado é igual a área total do círculo e depois de muitos anos foi descoberto que o desenho pode ser utilizado para calcular o valor numérico conhecido como pi, na matemática, o que mostra ainda mais a genialidade de Leonardo da Vinci, seu criador.

Nunca nenhum desenho superou a criação de Leonardo, que mesmo tendo feito a obra em 1490, há mais de 500 anos atrás, tinha todas as técnicas e sabia muitas fórmulas matemáticas, era realmente um homem avançado para o tempo em que vivia.

Nenhum voto, seja o primeiro



Helena
13/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook