O que é o meio ambiente

Descubra mais sobre o meio ambiente. Saiba do que se constituem e sua definição concreta citada pela Política do Meio ambiente do Brasil.

Meio ambiente

O meio ambiente que é diretamente chamado por todos também de ambiente é o modo como chamamos a área em que vivemos, sendo que envolve e estão dentro deste conjunto todas as coisas vivas e não-vivas presentes na Terra, ou em alguma região dela.

                       

Mais precisamente um conjunto de leis, condições, influências e infra-estrutura tanto sendo de ordem física, química ou biológica, que se abrigam e regem em diversas formas, influenciando todas as formas vivas e não-vivas, também conhecidos como ecossistemas e vida humana.

Conceitos para Meio Ambiente

conceito_Meio-Ambiente

O Meio Ambiente não tem um conceito concreto, mas pode ser identificado pelos seus componentes ecológicos e físicos, veja:

1- O conjunto ecológico do meio ambiente funciona com uma maior naturalidade mesmo com algumas intervenções humanas e de outras espécies existentes no planeta, estando inclusos a vegetação, os animais de todas as espécies, microorganismos, entre outros seres vivos, além também do solo, rochas, atmosferas, fenômenos naturais que ocorrem em seus limites.

2- Já no conjunto dos recursos e fenômenos físicos não possuem um limite claro e objetivo. Fazem parte do mesmo a água, o ar e o clima como também a energia, descarga elétricas, radiação, emagnetismo que não estão ligados a atividades humanas.

3- Porém durante a Conferência das Nações Unidas com o tema “Meio Ambiente” que aconteceu em Estocolmo no ano de 1972 deu a definição para o meio ambiente dessa maneira: “O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas”.

4- Para a Política Nacional do Meio Ambiente Brasileiro, criada em 1981 pela Lei 6938 tem uma outra definição sobre o mesmo: “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Do que é formado o Meio Ambiente?

meio ambiente modificado e natural

O Meio Ambiente se contrasta entre o ambiente natural e o ambiente construído, veja quais as diferente e do que são formadas as duas.

Ambiente Natural
O ambiente natural é o ambiente no qual surgiu de forma natural, biológica, química, física, no qual o ser humano não deu nenhuma “Ajuda”. Veja o que faz parte do grupo:

Todas as espécies vivas e não-vivas como os seres humanos, os animais, fungos, plantas de todas as espécies. Os aspectos biológicos, químicos e físicos das plantas, o solo, a terra, o ar, a água, a atmosfera, enfim tudo que não foi modificado pelo homem e sim pela própria natureza com suas freqüentes mudanças.

Ambiente Modificado
O ambiente modificado ou construído como também é conhecido é o ambiente que foi modificado pelo homem, no qual também prejudicaram o ambiente natural. Veja o que parte desse grupo:

Construções, fábricas, urbanização, cidades, ruas, modificações biológicas movidas pelo homem, enfim tudo que foi construído pelo homem.

Aliás, tudo isso pode ser uma grande ameaça para o planeta natural e pode simplesmente desaparecer por conseqüências do que o homem construiu e sem ela não a vida.

Para você que gostaria de saber mais sobre o meio ambiente e uma forma alegre e diferente clique em Escola Kids, você vai se divertir e aprender.

1 voto



Fabiano
11/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook