Sistema Nervoso Como funciona a estrutura do corpo

O Sistema Nervoso tem funções muito importantes no nosso organismo. Saiba tudo sobre ele e quais as suas funções para o ser humano.

Sistema nervoso passa pelo cérebro

O Sistema Nervoso

Cerebro, sistema nervoso central, espinha dorsal

                       

sistema sensorial também conhecido como Sistema Nervoso é o responsável por coordenar e monitorar as atividades dos músculos, movimentação dos órgãos e responsável também por construir e finalizar os estímulos dos sentidos e inicia todas as ações de um ser humano.

O Sistema nervoso também possui integrantes importantíssimos na coordenação motora que são os Neurônios e os nervos. No qual todo o sistema sensorial de um animal é feita por tecido nervoso e outros estímulos que são dependentes do meio.

Partes do Sistema Nervoso

  •  Cérebro

O Cérebro tem as maiores funções do organismo como, por exemplo, a recepção das informações visuais nos vertebrados, os movimentos feitos pelo corpo que requerem a coordenação das partes do corpo humano. O cérebro é protegido pela Pia-máter, dura-máter e a aracnoide.

  •  Sistema Nervoso central

O Sistema Nervoso Central (SNC) se forma junto com o sistema nervoso periférico, ele tem o importante papel de controlar o corpo, é no sistema nervoso central que as informações relacionadas aos sentidos chegam, ou seja, audição, tato, paladar, olfato e a visão. O SNC também dá ordens aos músculos e as glândulas.

  • Espinha dorsal

É a estrutura corporal dos vertebrados, a espinha dorsal é formada por 33 vertebras, em algumas situações são 32 ou 34 vertebras. Essas vertebras são ligadas por articulações.

Como Funciona?

O Sistema Nervoso é responsável por detectar os estímulos externos e internos, físicos e químicos que faz com que desencadeie respostas musculares e glandulares, para que posamos assim nos integrar do modo organismo e nosso meio ambiente.

sentidosÉ formado por células nervosas que se conectam umas com as outras da forma precisa e especifica que formam os circuitos neurais. Através dos circuitos neurais o nosso organismo é capaz de produzir respostas precisas que constituem os comportamentos fixos e invariáveis como, por exemplo, os reflexos, ou os comportamentos variáveis que podem ser maior ou menor grau.

Qualquer ser vivo que possui o Sistema Nervoso é capaz de realizar mudanças no seu próprio comportamento devido o que viveu em experiências passadas, modificação que é chamada de aprendizado, ato que todos conhecemos. Isso ocorre através da propriedade chamada Plasticidade Cerebral.

O corpo humano é realmente cheio de detalhes que fazem dele algo perfeito, para conhecer um pouco mais sobre isso e para saber com mais detalhes como funciona confira um vídeo e fique sabendo tudo sobre ele, todos os detalhes de cada parte essencial para o funcionamento perfeito do sistemas nervoso.

Vídeo sobre o Sistema Nervoso

Entenda Biologia- Sistema Nervoso

3 votos



Fabiano
31/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook