Diabetes alimentação correta

A diabetes pode ser uma doença perigosa se não controlada, por isso a alimentação balanceada é fundamental para ter qualidade de vida.

Frutas e medidor de glicemia

Diabetes acontece pela falta de insulina no organismo fazendo com que aumente a glicose no sangue. É uma síndrome metabólica de origem múltipla, acontece no pâncreas, pelas conhecidas células beta. A função da insulina é fazer com que haja a entrada de glicose para as células do nosso organismo de forma que possa aproveitar as várias atividades celulares e ser aproveitada como fonte de energia. É uma doença que afeta milhares de pessoas no mundo e existem diferentes situações:

Diabete tipo I

Diabetes tipo 1

Esse tipo de diabetes é autoimune, ou seja, o sistema que seria o principal responsável por defender e agir contra as infecções no nosso corpo atua de forma contrária e ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina.

Esse tipo ocorre mais na infância e na adolescência e por isso exige que a insulina tenha que ser aplicada diariamente e afeta certa de 5 a 10% das pessoas com diabetes.

Diabete tipo II

Diabetes tipo 2

Diferente da I, nesse caso as células são resistente à ação da insulina e normalmente afeta pessoas que estão acima dos 40 anos e cerca de 80 % dos pacientes que tem esse tipo de diabete estão acima do peso ideal.

No tipo II quase sempre o pâncreas produz uma quantidade necessária de insulina, mas por razões desconhecidas e ainda estudadas, o corpo não sabe utilizar a substância de forma efetiva e então cria a resistência e com isso no passar dos anos a produção de insulina acaba diminuindo.

Pode causar sérias complicações e ao contrário que acontece no tipo 1 os sintomas não aparece repentinamente e sim de forma gradual, devido a isso é importante conhecer os sintomas para caso acontecer de ser diabete, poder tratar desde o princípio.

Alguns exemplos de sintomas por ter quantidade excessiva de açúcar no organismo são: náuseas, sede fora no normal, visão embaçada e cansaços extremos e os sintomas mais graves é a dificuldade de cicatrização de cortes e machucados e coceira na pele, normalmente na área vaginal ou, então na virilha.

Diabete Gestacional

Grávida medindo glicemia

É o aumento do açúcar no sangue, e a resistência à ação da insulina e é diagnosticado pela primeira vez na gestação e muitas vezes acontece pelo aumento de peso da mãe durante esse período e ela pode, ou não, persistir até a hora do parto.

Melhores alimentos para diabéticos

Pela doença também estar ligada a falta de uma alimentação equilibrada e saudável é importante saber quais alimentos ajudam a prevenir e a controlar a diabetes.

Melhores alimentos para diabéticos

Exemplo disso é o abacate, que por conter gorduras monoinsaturadas e possuir poli-insaturadas que são gorduras boas auxiliam na resistência de insulina, além de prevenir doenças cardiovasculares. A maçã é uma grande fonte de vitaminas e contem pectina, isso controla a glicemia e reduz o mau colesterol.

O limão também é excelente por ser rico em ácido ascórbico e ácido cítrico, ele evita hemorragias que é uma das grandes preocupações do diabético, além de ter uma alta concentração de ácido nicotínico que protege as artérias ajudando a evitar problemas cardiovasculares que é uma tendência para as pessoas que possuem a doença.

Existem diversos outros alimentos que ajudam a prevenir à diabetes, por isso fique atento, evite alimentos com muita gordura e caso algum dos sintomas apareça e você tiver dúvida se é ou não diabete, procure um especialista rapidamente, pois quando diagnostica no começo é mais fácil de tratá-la.

Publicado por Bianca Fernandes
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar